Cidadania, Política e Dignidade Humana – V

Ficamos nos último postal numa reflexão sobre de que forma seria possível, nos sistemas democráticos, no âmbito da relação entre democracia representativa e participativa, contribuir para a correção das desigualdades sociais, para a construção de sociedades inclusivas e justas. Ou se quisermos como construir uma agenda de prioridades sociais.

A sociedade dispõe de conhecimentos. Esses conhecimentos tem que circular na sociedade. É a partir deles que a sociedade pode inovar. A educação, ou o processo de aprendizagem é o primeiro passo para a construção dessa agenda.  Aprendizagens relevantes, da diversidade dos conhecimentos.  Cada cidadão é um ser individual que se relaciona com outros. Uma educação compreensiva é um primeiro ponto dessa agenda. A Educação é um momento de encontro com o conhecimento disponível na sociedade.

O Segundo ponto da agenda é o acesso à cultura. A cultura é o debate, livre e crítico da produção social.  não confundir a cultura como um processo de consumo de produtos culturais. O que é relevante para a agenda não é o acesso em si, mas a possibilidade de aceder para produzir

O terceiro ponto da agenda é o da inovação. A possibilidade, de através do encontro com os saberes produzir inovações que facilitem a investigação em ciência e tecnologia.

E evidente que esta agenda deve ter em atenção que é necessário obter resultados. Cada ponto da agenda deverá ser monitorizado para entender de que forma está a contribuir para o conjunto.

Ao contrário do que se entende normalmente não há uma educação uma cultura e uma investigação desligados da economia. não são capítulos de projeto, mas um projeto de sociedade. não haverá educação sem vontade de aprender, não há cultura sem participação crítica, e não há inovação sem aplicação na sociedade.

 

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.