Cidadania, Política e Dignidade Humana IV

A propósito da questão sobre a relação entre representação e participação, abordamos no postal anterior a questão da crise económica a partir da crise política no Brasil. Nele colocamos a hipótese  de que, a crise económica e política é também uma crise da cidadania.

Os sistemas democráticos, com base no Estado Social, apresentaram como solução para o conflito social entre o capital e o trabalho, a Ideia do Estado Social. Isto é, a economia livre gerava a riqueza. parte dessa riqueza é apropriada pelo estado, que a redistribui para efeitos de apoio aos setores sociais mais vulneráveis.

Essa redistribuição, nas economia de casino está comprometida. Em linhas gerais a erosão do valor do capital pelo aceleramento da sua circulação não gerou aumento no investimento produtivo. E sem mais produção, o sistema tende a colapsar. A tendência de colapsar leva a que a regulação política tenda a ser mais aguda e se recomponha.

Como é que a querela entre representação e participação contribui para o entendimento de que há um processo político em curso. Há naturalmente a necessidade a aumentar os lugares e espaços de participação.  A participação é um processo de cidadania que emerge em torno de um “triângulo virtuoso” chamemo-lhe assim: Educação, Cultura e Inovação.

O investimento na sociedade é um investimento na educação, na cultura e na ciência. Na educação para criar homens livres e críticos, na cultura para facilitar processos de participação cidadã, ou de aplicação da consciência crítica, e na Ciência, na produção de Inovação.

Assim a uma crise da democracia e na sociedade, deveria corresponder um conjunto de novas prioridades. um conjunto de prioridades a serem estabelecidas com base na correção das desigualdades (para equilibrar a lei de Pareto), para manter as liberdades, para assegura a dignidade humana e facilitar o estabelecimentos de solidariedades.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.