Novos Desafios para a Museologia Social (III)

 (II) O desafio de LIGAR pessoas?

Um museu apresenta uma narrativa sobre um assunto. Uma história contada pelos objetos colocados em vitrinas, rotulados com etiquetas com informação sobre a autoria, o ano de criação, o material e a técnica usada. Uma história que alguém contou, numa ordem que escolheu a partir de certos objetos. Uma escolha de ordem cronológica (sequencial), de funções (as diferentes formas dum mesmo tipo de objeto) ou de ordem estética (por afinidade de escolas). São histórias contadas a partir de alguém que procura captar a atenção dos visitantes.

O desafio da Museologia Social é o de usar os museus para ligar as pessoas. Para as fazer estar juntas e construir coletivamente as histórias que são importantes. Ligar pessoas é partir do encontro para olhar para o mundo a partir das diferenças dos olhares de cada um. Um desafio de criar um olhar sobre múltiplas perspectivas.

Para fazer este tipo de museus é necessário abrir as portas. Sair para a rua e procurar o que é relevante. Questionar as pessoas para que elas mesmas se representem e propor que o espaço do museu seja o lugar escolhido para se encontraram. Estes são museus que procuram respostas para o pulsar do mundo. Procuram compreender o território e a cidade como espaço de cidadania. São promotores a ação na comunidade.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (14 de Abril de 2016). Novos Desafios para a Museologia Social (III). Global Heritages. Recuperado em 14 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2zg


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.