Cultura e Desenvolvimento Sustentável

Segundo a UNESCO, cultura é o que nós somos e o que define (molda) a nossa identidade. No âmbito dos ODS a cultura contribui para  a redução da pobreza e facilita o processo de desenvolvimento centrado no ser humano, inclusivo e justo (equitativo). Nenhum Desenvolvimento pode Ser sustentável sem a cultura.

Colocar a cultura no centro da opções das políticas de desenvolvimento constitui um investimento essencial para o futuro do planeta e um requisito para o sucesso dum processo de globalização que inclua a Diversidade Cultural.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável representa substancial passo em frente para o desenvolvimento sustentável em muitos campos, e, particularmente, para a cultura, pois é a primeira vez que a agenda internacional de desenvolvimento se refere à  cultura no âmbito das medidas Desenvolvimento Sustentável: elas surgem relacionadas com a educação, com idades sustentáveis, na segurança alimentar, no ambiente, no  crescimento económico,  nas praticas de produção e consumo  através de padrões sustentáveis, e na criação de sociedades pacíficas e inclusivas.

O reconhecimento da ligação entre a Cultura e o Desenvolvimento resulta não só uma decisão  da Assembleia Geral da ONU  e da UNESCO, mas é também uma exigência a nível nacional de muitos estados membros.

Nesse sentido a implementação dos programas da UNESCO, nomeadamente a operacionalização da suas Convenções, nomeadamente a Convenção sobre a Salvaguarda Protecção e Promoção do Património Cultural e Natural e   sobre as Industrias Criativas bem como a sólida cooperação e parceria com outras agências da ONU   são  uma chave para a implementação da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.