Função social do Museu – Museologia Nómada XVI

Interrogações II

Disse Margarida Lima Santos nos seu trabalho sobre a “Função social dos Museus” (LIMA,2003)

Se os museus  deixaram de corresponder à uma função de legitimação e produção de narrativas simbólicas  das sociedades ocidentais, e se os lugares sociais estão em mutação, o que é hoje um museu e qual será a sua função social?

 

Como bem demonstrou Pierre Bourdieu, os museus ganharam uma certa autonomia porque são espaços exigentes em termos de “competências culturais” específicas (Bourdieu 1979). Os museus continuam a ser simbolicamente privados ainda que públicos. Reflectir sobre a sua função social é, pois, reflectir sobre essa dimensão de distinção social, produtora da separação entre “os de dentro” e os “de fora”; entre o espaço público e o privado.

 

Com sociedades fluidos o passado deixa de legitimar o presente. As narrativas simbólicas perdem relevância e as elites deixam de se reconhecer nesses espaços. Os museus transformam-se ou são substituídos por outras configurações organizacionais. Provavelmente estilhaçam-se e recompõem-se assumidos diferentes formas, adptando-se às novas elites e a outros poderes que emergem.

Vejamos como evolui a sociedade, e de cultura para perceber como os museus de adaptaram. Relacionemos essas transformações com outras configurações, como por exemplo a escola e vejamos o que se dá. Haverá contudo de ressalvar que a escola é hoje um espaço de tensão social, na medida em que o processo educativo é visto como transformador social, como instrumento nivelador da sociedade, a sociedade tem um olhar muito mais atento e crítico. Isso beneficia os museus que são, apesar de tudo, lugares de menor disputa na mobilidade social, embora permaneçam como espaços de narrativas hegemónicas, embora com fraca visibilidade mediática na produção cultural urbana.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.