Diálogos sobre narrativas do êxtase: Museologia e Antropologia

WP_20160102_17_27_45_Pro

Painel não considerado no VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.

O desprendimento é reconhecido como um fenómeno de passagem através duma experiência individual. A experiencia individual, vivida colectivamente emerge em diversos fenómenos sociais, tais como a festa ou os rituais, onde emergem possibilidade de arrebatamento e experiencias de êxtase.

Este painel propõe interrogar, a partir do diálogo entre a museologia e a antropologia, os processos de representação sobre o êxtase como experiencia social. Procura os seus os limites e a sua relevância para a teoria críticas bem como e o alcance das narrativas sobre o excesso como representações da experiencia da emancipação social.

Procura estabelecer um dialgo com os “não-lugares” e as suas narrativas em processos museológicos e patrimoniais. Marc Augé,que caracteriza a sobremodernidade com dependente de três figuras de excesso: tempo, espaço e individualidade. Segundo Augé excesso de acontecimentos, leva à perda do sentido da diacronia e o excesso do espaço leva a implicação com tudo em todo o lado, criando a desorientação nos indivíduos, enquanto o excesso de individualidade sobrevaloriza o individuo, impedindo-o de se relacionar com a dinâmica social.

A museologia social, por seu turno, procura reflectir e propor processos de narrativas sociais com base nas tensões e oposições pressentidas e vividas pelas comunidades nos territórios. Musealizar a gota de sangue assume-se como uma expressão da procura da relevância narrativa e delimitação das fronteiras.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2016, 4 Janeiro). Diálogos sobre narrativas do êxtase: Museologia e Antropologia. Global Heritages. Recuperado em 1 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2xv

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.