Sobre ecomuseus e museus comunitários II

Programa na TSF em 12 de dezembro 2015

Qual é o modelo (conceito) do Ecomuseu

O modelo de ecomuseu é pensado como um centro de criação de cultural feito a partir da interacção entre a cultura e a natureza.

Origens do modelo de ecomuseu

Na origem do conceito de ecomuseu estão os museus de ar livre que existiam no norte da Europa, onde, num cenário de mudança da ruralidade, se procuravam conservar aldeias e representações das formas de viver das comunidades rurais. Como secretário de ICOM, Varine transfere e adpata o modelo à realidade francesa.

Formas de Ecomuseus no tempo

De acordo com Varine podem-se considerar três gerações de ecomuseus que se sucedem no tempo

  • Um primeiro tempo os museus de ar livre, que previligiam a conservação de elementos patrimoniais ”in situ”, com o propósito de desfrutar um território ou um paisagem. Este modelo aplicado por Varina no caso francês alarga ao conceito de preservação à ideia de construção dum território. O seu desenvolvimento: que implica atividades económicas. É desenvolvido nos anos sessenta.
  • Um segundo momento, que Varine aplica ao ecomuseu de do Haut-Creusot, na antiga região industrial do Loire, procura, dentro da lógica do desenvolvimento do território, implicar as comunidades. É desenvolvido a partir de 1971
  • Um terceiro momento, desenvolvido pelo ecomuseu do Haute Beauce, no Québec, a partir da década de oitenta. Neste terceiro momento, estabiliza-se a ideia de território, participação da comunidade e desenvolvimento.
  • A partir dos anos noventa Varine considera que a ideia de ecomuseus está em crise mas não os princípios da nova museologia que ele transporte. Defende um museu integral.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.