Mergging XXII– Wicked problems and compreehnsive action

Verificamos nos postais anteriores a questão da necessidade de ação em contexto de complexidade. Verificamos que há problemas complexos e o modo como a economia se tem vindo a transformar para dar resposta aos problemas sociais e ambientais.

Em postais futuros desenvolveremos as questões sociais e ambientais. Aqui vamos concluir a questão sobre a necessidade de concentrar a nossa atenção sobre os problemas complexos.

Há por vezes a confusão entre processos de diferenciação e processos de inovação. Alguns processos que se passam na sociedade são apenas processos de diferenciação e não de inovação. Um produto que já foi oferecido duma forma, ao qual é acrescentado uma componente ou simplesmente misturado, não é uma inovação. Uma inovação é algo novo.

Em museologia, por exemplo, um processo museológico inovador é oi que transporta uma possibilidade de mudança social. Um processo museológico pode ser narrado de diferentes formas, com mais ou menos tecnologia, mas não ser transformador.

A questão a transição é aqui crucial. A transição não é uma transformação acelerada do mesmo, mas uma procura de novos caminhos.

Muitas vezes na economia um produto é sucessivamente apresentado como inovação, encarregando-se a máquina publicitaria de criar incentivos ao consumo. A economia vide desse paradoxo entre o criar algo de novo, como inovação, ou criar algo de novo onde apenas são incrementadas algumas qualidades do produto.

Os problemas complexos são eles próprios geradores de soluções inovadoras. Por isso vale a pena focarmo-nos sobre esses problemas.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.