Fronteiras IX – Ferramentas da Transição

Estando claro que existem condições para compreender os problemas que enfrentamos há que pensar em que tipo de ferramentas são necessárias para entender e conduzir as tendências de mudança que estão presentes.

Os velhos instrumentos de planeamento, em que as condições de partida e de chegada são estáveis, não nos servem para trabalhar sobre a mudança. Estamos a trabalhar sobre a transformação em diferentes sistemas, bio-fisicos, societais, económicos, tecnológicos, que ocorrem em ritmos acelereado. Há que procurar trabalhar sobre a resiliência dos grupos e seres humanos e suas organizações.

Isso exige uma profunda mudança no nosso sistema de conhecimento (aprendizagem e trabalho), no nosso paradigma de desenvolvimento económico, que deve passar a incorporar de forma mais central e explicita os limites do conhecimento e da sua ação na relação com as fronteiras do planeta.

A ideia do antropoceno é a de que já que são os humanos que conduzem o planete, eles devem fazê-lo dentro dos limites que assegurem a sobrevivência da espécie humana. Deveremos demonstrar que compreendemos os processos de transição para assegurar uma sustentabilidade global.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2015, 8 Outubro). Fronteiras IX – Ferramentas da Transição. Global Heritages. Recuperado em 21 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2vd

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.