Fronteira VIII- Limites da ação humana

Vimos que vários ecossistemas do planeta carregam as marcas de ação dos seres humanos, em extensão e qualidade diferenciadas, é certo, mas ainda assim presentes. Sabemos que os padrões de produção, consumo e crescimento da população desafiam os limites do planeta. São estes os limites da ação dos seres humanos. Quais são os limites que enfrentamos:

O primeiro limite da ação é o nosso conhecimento. Somo na verdade a primeira geração que toma consciência de que a ação dos seres humanos produziu uma aproximação aos limites do planete. Não podemos pois ignorar que a nossa ação é sempre uma opção entre o modelo da insustentabilidade que nos conduziu até aqui ou procuramos um modelo que nos pernita transitar para um modelo de sustentabilidade biosocioambiental. Conhecemos isso e negar não é uma opção.

O segundo limite da ação é o da sua escala. Sabemos que a magnitude dos problemas e a sua complexidade é esmagadora. Mas também sabemos que as suas soluções são locais, variadas e que será esse somatório de boas práticas que permitirão resolver os diferentes problemas. É necessário procurar as sinergias positivas, para as pessoas e para o planete. Muitas dessas soluções são de natureza local e giram em torno de questões como a da agricultura, pescas, energia, da segurança alimentar. São soluções práticas para problemas globais que podem ser partilhados e experimentados em diferentes locais e escalas.

O terceiro limite é o da confiança no ser humano. Há razão para ter confiança e esperança no ser humano. Ele é inovador, adaptável, está preparado para resilver questões em conjunto. Há na diversidade de conhecimento uma elevada capacidade de resolução de problemas.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.