Fronteiras VII – A condução da Transiçãoi

Os seres humanos enfrentam hoje o desafio da sobrevivência num meio hostil. A espécie humana tem sabido enfrentar os desafios da sobrevivência num mundo que lhe era mais ou menos estável. Na era do holoceno, a humanidade afirmou-se como espécie dominante em todo o planeta, assegurando a sua sobrevivência. A questão é que hoje essa sobrevivência implica o reconhecimento de que a capacidade humana de alterar as condições ambientais é de tal ordem, que o risco de alteração irreversível do ambiente se coloca. Trata-se duma nova era, a que mutos já classificam como a Era do Antropoceno. Trata-se duma nova classificação que indica que ta ação dos seres humanos influencia o qe está a suceder no planete, mais dos que os eventos geológicos e naturais.

É certo que estes eventos não desapareceram. Tremores de terra, vulcões, tempestades e furacões permanecem como grandes eventos não controlados. Contudo, no antropoceno, reconhecemos que alguns destes eventos podem ser gerados pela ação humana.

Não sabemos claramente que efeitos decorrerão do aquecimento global, mas sabemos que isso irá ter consequências na eclosão de eventos extremos. Sabemos que a alteração dos sistemas biológicos estão a se influenciados pela ação humana. Há um extinção acelerada da biodiversidade. Não sabemos que efeitos terá essa transformação na saúde humana. Não há hoje na natureza algo que ocorra que não tenha algum efeito da ação dos seres humanos. Nesse sentido não há já uma natureza que evolui de modo independente. A ação humana é uma das variáveis da transformação da natureza. Reconhecer que somos nós que atuamos é um ponto do problema.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.