Excessos XIV  – os pecados capitais

Afirmamos no postal anterior que os pecados capitais constituem os limites éticos do excesso. Balizam o momento em que passam para além. Este postal também poderia ser incluído na série “mergging” se não estivemops ocupados com outros limites antropocêntricos.

A questão relevante é que constituindo os pecados um excesso que traçam o limite da ação,  as suas oposições não são exactamente  simétricas.

A lista é a seguinte

A IRA: Tem como sinónimos a raiva, a cólera, agressividade exagerada. A atitude que está por detra´s da ira é a vontade de destruir, para dar oportunidade ao renascimento. A sua oposição é o amor sem limites.

A GULA: No sentido literal, gula é o excesso de beber e comer. O seu oposto é a inércia

A INVEJA: É a dificuldade de admirar o outro. A oposição é o amor excessivo ao outros

O ORGULHO: É o brio, a altivez, a soberba. A oposição é miséria do si. A depressão.

A AVAREZA : Define-se como estar excessivamente apegado a alguma coisa levando a um grande medo de faltar, uma percepção de escassez. O seu oposto é a entrega.

A PREGUIÇA: É definida como aversão ao trabalho, negligência. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. A preguiça não se resume na preguiça física mas também na preguiça de pensar, sentir e agir.  O seu oposto é o activismo.

A LUXÚRIA: É definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso. O seu oposto e a castidade.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.