Excesso II

O excesso, o arrebatamento, o desprendimento, é reconhecido como um fenómeno de passagem através duma experiência individual. Um renascimento.
Walter Benjamin em “Passagens” escreve :
” O despertar como um processo gradual que se impõe na vida do indivíduo como na das gerações. O sono é seu estágio primário. A experiência de juventude de uma geração tem muito em comum com a experiência do sonho.
Sua forma (Gestalt) histórica é a forma do sonho. Cada época tem este lado voltado para os sonhos, que é seu lado infantil. Para o século passado, ele aparece muito nitidamente nas passagens. Mas enquanto a educação das gerações anteriores interpretou para elas esses sonhos segundo a tradição e a instrução religiosa, a educação atual conduz simplesmente à distração das crianças.
Proust só pôde surgir como um fenômeno sem igual numa geração que havia perdido todos os recursos corporais e naturais de rememoração e que, mais pobre do que as anteriores, havia sido abandonada a si mesma, só podendo, por isso, se apoderar dos mundos infantis de maneira isolada, dispersa e patológica.
O que é oferecido aqui a seguir é um ensaio para a técnica do despertar. Uma tentativa de compreender (innewerden) a guinada dialética, copernicana, da rememoração”. (fim de citação)
A partir destas palavras podemos então deduzir que a experiência individual, vivida colectivamente pode fazer emergir esse despertar. Assim a festa ou do ritual como experiências sociais são potencialmente produtoras de arrebatamento.
Será então possível interrogar as narrativas museológicas a partir dos seu processos de representação sobre o êxtase como experiência social de emancipação. .

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.