Conservação Preventiva e Preservação de Obras de Arte

cassanovasDe Luís Casanovas, recentemente falecido este livro , com o título “Conservação Preventiva e Preservação de Obras de Arte: condições-ambiente e espaços museológicos em Portugal”, publicado em 2008, pelas edições Inapa/ Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, com uma bela capa de José Teófilo Duarte da DDLX, é um manual indispensável para quem trabalha nos processos de conservação.

O livro encontrava-se na minha biblioteca. Já um tanto esquecido, recuperado pelas tradicionais operações de limpeza do verão. Tinha-o adquirido à época do doutoramento. Pouco foi consultado, pois a questão da conservação não foi tema que tivéssemos explorado em profundidade. Lembro-me de à cerca de três anos o ter consultado, a propósito do problema da conservação em Moçambique, no âmbito duma proposta que procuramos trabalhar, e que agora retomamos no âmbito do III CEAM.

A abordagem do autor integra-se no campo da Teoria da Conservação no campo da História da Arte. Em cinco capítulos aborda a teoria da conservação, apresenta técnicas e fornece uma aplicação ao caso dos museus portugueses.

No primeiro capítulo aborda o conceito de conservação. Da conservação tradicional à conservação preventiva. no capítulo seguinte introduz os fatores ambientais e a sua interacção com os materiais. Fatores como luz, humidade, temperatura são aqui detalhados. No terceiro capítulo dedica-se à questão do edificado. O edifício como património, onde não raras vezes o museu é instalado. No quarto capítulo avança para uma interpretação sobre a influencia do clima sobre os edifícios e suas colecções. Finalmente no quinto capítulo aborda o caso português a partir de duas linhas: O clima e a construção tradicional, para os quais apresenta alguns estudos de caso. Um conjunto da anexos, com tabelas relacionais, a influencia dos ar condicionado nas obras de arte, a questão do itinerário no interior do museu e sua influencia, bem como auxiliares de interpretação de gráficos de temperatura.

Trata-se dum tema que retomaremos lá mais para a frente.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.