De Luís Casanovas, recentemente falecido este livro , com o título “Conservação Preventiva e Preservação de Obras de Arte: condições-ambiente e espaços museológicos em Portugal”, publicado em 2008, pelas edições Inapa/ Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, com uma bela capa de José Teófilo Duarte da DDLX, é um manual indispensável para quem trabalha nos processos de conservação.
O livro encontrava-se na minha biblioteca. Já um tanto esquecido, recuperado pelas tradicionais operações de limpeza do verão. Tinha-o adquirido à época do doutoramento. Pouco foi consultado, pois a questão da conservação não foi tema que tivéssemos explorado em profundidade. Lembro-me de à cerca de três anos o ter consultado, a propósito do problema da conservação em Moçambique, no âmbito duma proposta que procuramos trabalhar, e que agora retomamos no âmbito do III CEAM.
A abordagem do autor integra-se no campo da Teoria da Conservação no campo da História da Arte. Em cinco capítulos aborda a teoria da conservação, apresenta técnicas e fornece uma aplicação ao caso dos museus portugueses.
No primeiro capítulo aborda o conceito de conservação. Da conservação tradicional à conservação preventiva. no capítulo seguinte introduz os fatores ambientais e a sua interacção com os materiais. Fatores como luz, humidade, temperatura são aqui detalhados. No terceiro capítulo dedica-se à questão do edificado. O edifício como património, onde não raras vezes o museu é instalado. No quarto capítulo avança para uma interpretação sobre a influencia do clima sobre os edifícios e suas colecções. Finalmente no quinto capítulo aborda o caso português a partir de duas linhas: O clima e a construção tradicional, para os quais apresenta alguns estudos de caso. Um conjunto da anexos, com tabelas relacionais, a influencia dos ar condicionado nas obras de arte, a questão do itinerário no interior do museu e sua influencia, bem como auxiliares de interpretação de gráficos de temperatura.
Trata-se dum tema que retomaremos lá mais para a frente.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (1 de Setembro de 2015). Conservação Preventiva e Preservação de Obras de Arte. Global Heritages. Recuperado em 17 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2u4