Novos Rumos da Escultura Maconde

novosrumosesculturamakondeNovos Rumos da Escultura Maconde foi um projeto desenvolvido em Moçambique em 1988 e 1989. Procurou fazer o balanço da arte de escultura em Madeira, da sua originalidade e diversidade estética.

Já falamos noutro lugar da questão da estatuária maconde, quer no periodo colonial, quer no período da libertação nacional. Este projeto é interessante para compreender o que se passou entre 1975 e o ano 2000.

Com efeito, se após a independência se dá um surto escultórico, com a arte a ser ensinada em escolas, a situação de crise e a guerra civil acabaram por levar, por um lado a um abandono de muitos escultores duma atividade que não vendia, e por outro lado a uma certa inflação da oferta, com trabalhos de artesanato, pouco qualificados e repetitivos.

Este projeto trabalha 9 escultores e as suas obras. Salientamos aqui algumas caracterísiticas.

1. a expressão naturalista. Pessoas e animais são apresentadas com realismos em posições anatómicas muito expressivas, em situações de vida quotidiana, exprimindo a função poética.

2. expressão do realismo fantástico. Exprime a contradição entre o mundo natural e o mundo fantástico. Os shetani são expressão da mundo mítico africano, em que o plano real coexiste com o plano mitológico. as esculturas dão vida a expressões míticas e tradições populares numa expressão original.

3. São de realçar as questões da abtração figurativa, o ritmo da escultura, a combinação entre o movimento e a harmonia.

A figuração dos shetani são uma poderoso meio de observação do universo maconde, os seus mitos, os dramas sociais, o problema das chuvas e certos comportamentos sociais, sejam do quotidiano, sejam valores.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.