Temos vindo a trabalhar as questões do Impacto das alterações climáticas na Saúde. Este Postal aborda esta questão sinteticamente. O seu objetivo é sistematizar a questão e tem por base o artigo da Revista The Lancet.
1. Efeitos das alterações climáticas na Saúde
Prevê-se que os efeitos das alterações climáticas na saúde produzam.
- o agravamento do acesso a alimentos e ponham em causa a segurança alimentar;
- produzam impactos na saúde mental;
- impactos nas doenças cardio-vasculares e respiratórias
- facilitem o surgimento de surtos de algas tóxicas e novos vetores para doenças.
Estes efeitos directos na Saúde desenvolvem-se num quadro de alterações dos determinantes sociais de saúde previstos que envolvem.
- a perda de condições de habitação;
- aumento da pobreza mundial
- perda de emprego,
- emigração massiva de pessoas
- emergência de conflitos e violência social
- outras alterações dos determinantes sociais de saúde
2. Impactos das Alterações demográficas
Isso ocorrerá num quadro de violentas tempestades, seca de diversas áreas, incêndios florestais e eclosão vagas de calor. Esses efeitos diretos terão impactos na alteração da qualidade da água, na poluição do ar, nas alterações dos usos do território e na mudança do habitá e condições ecológicas.
Paralelamente prevê-se que as alterações climáticas ocorram num quadro de transição demográfica. O aumento da população e o seu envelhecimento terão diversos impactos no espaço e a na produção de bens alimentares, que por sua vez podem influenciar as alterações climáticas.
Uma das consequências dessa transição demográfica será o aumento dos fluxos migratórios em todo o mundo.
3. Consumo de energia, alterações climáticas e saúde
O aumento da população e da atividade humana, que implica o aumento do consumo de energia, afectará a saúde humana de diferentes maneiras. Mesmo que se contenha o aquecimento global, parece inevitável que até 2050 a temperatura média aumente entre 2º a 4º C. tudo isso afetará a qualidade global do ar, a presença de radiação solar.
Por seu lado, a manter-se o atual ritmo de degradação dos recursos naturais, prevê-se uma rápida degradação dos recursos aquíferos, a acidificação dos oceanos, entre outros efeitos
4. Consequências previsíveis
A consequências previsíveis serão o aumento das patologia cardio-vasculares, aumento dos problemas com visão e respiração, aumento das doenças e patologia por efeito do calor e humidade, emergências de patologias respiratórias, osteoporose, falecimentos prematuros.
Há um quadro de profunda inter relação entre os diferentes fatores.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (30 de Julho de 2015). Saúde e alterações Climáticas. Global Heritages. Recuperado em 3 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2t8