A Ideia da Europa e a Dignidade Humana
Neste número dos Informal Museology Studies apresentamos o texto do Professor Carlos Carranca que serviu de base à sua intervenção na Tertúlia “Café Europa”realizada no dia 6 de março de 2015 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Segue-se um pequeno texto que acompanha a exposição sobre “Uma nova narrativa para a Europa” que realizamos para esse evento e que esteve patente ao público durante o mês de março na biblioteca Vitor de Sá.
Este número sai numa altura em que a Europa enfrenta, enquanto projecto político, um dos seus maiores desafios. Curiosamente ele encontram-se já enunciados na Ideia de Europa de Miguel Torga, que aqui o Professor Carlos Carranca tão bem disseca.
Neste mês de julho de 2015 os caminhos da Europa, da sua União e desunião estão uma vez mais na ordem do dia. A questão grega é sem dúvida uma questão política e económica. São sinais duma crise que eclodiu em 2008 e que mostrou diversos desenhos duma arquitectura imperfeita. Para além da crise financeira e da crise da moeda única a Europa, enfrenta agora, de forma clara, uma crise estrutural de natureza política. Essa crise evidencia esta natureza política da Europa.
Estará em condições de a superar, recriando-se numa arquitectura de povos solidários ou iniciou, mais uma, vez um caminho de conflitos ? Uma resposta que está nas mãos dos cidadãos.
Lisboa julho 2015
Pedro Pereira Leite
Índice
A ideia de Europa em Miguel Torga, por Carlos Carranca
A Dignidade Humana e a Nova Narrativa para a Europa, por Pedro Pereira Leite
DOI 10.13140/RG.2.1.5112.5607
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (21 de Julho de 2015). A Ideia de Europa e a Dignidade Humana. Global Heritages. Recuperado em 14 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2t1