Saíu a 13 de junho o nº 5 da Revista XXI, relativo ao segundo semestre de 2015. Editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, com o tema geral dos Riscos
Apresenta como temas central o artigo de Phillipe Petit o sociólogo que tem trabalhado as questões das sociedades do risco.
chamou-nos a atenção o artigo “As 12 ameaças globais” com uma entrevista a Stuart Armstrong, a propósito do relatório do Global Chalanges Foundation e o livro do “Future of Humanity institute ” sobre os riscos da humanidade.
Os autores, Dennis pamlin e Sturat Armstrong e sua equipa identificaram 12 riscos, com elevado impacto na humanidades e elevada probabilidade de ocorrência.
São eles: Alterações Climáticas, Guerra Nuclear, Pandemia Global, Colapso Ecológico, Impacto dum asteróide, Supervulcão, Biologia Sintética, Nanotecnologia, Inteligência Artificial, Consequencias Desconhecidas e Má governação global e Futura.
Alguns deles temos vindo a trabalhar e aqui desenvolveremos alguns postais brevemente, tal como as alterações climáticas.
A revistas apresenta ainda um artigo de José Pacheco Pereira sobre “O risco bom do poder e o risco mau da liberdade”, a banda desenhada “Riscar o céu” (de André da Loba e João Paulo Cotrim), o texto “Perigo, risco e preocupação” (de Miguel Nogueira de Brito), o ensaio de Afonso Cruz “Breve dicionário dos medos” e a pré-publicação de “Mundo em Risco” (Ulrich Beck).
Como diz José Pacheco Pereira, do ponto de vista objectivo, o risco é fácil de definir: “shit happens”.