No postal anterior colocamos a questão porque é que a cultura não está ligada ao desenvolvimento. Concluímos defendendo que para além das grandes narrativas sobre a relevância da dimensão da cultura na questão do desenvolvimento, para além das grandes declarações internacionais, se verificava uma certa ausência de ações. É certo que essa ausência é mais presentida nuns lugares do que noutros. Mas de uma maneira geral, verifica-se, que com exepção da Ibero-América, uma tendência para que essa questão se venha a diluir.
Seja por falta de meios financeiros, seja porque a cultura não seja uma necessidade humana básica (renda , alimentação, saúde, educação, urbanização, ambiente, genero) com expressão do Índice de Desenvolvimento Humano. Mais, muitas vezes a cultura não surge como necessidade social.
Na maioria dos países do mundo a cultura não é olhada, ao nível doso seus planos estratégicos, seja ao nível nacional, regional ou local, como um objetivo a concretizar fora das dinâmicas normais das que já se verificam no mercado. (Industrias Criativas).
Olhando igualmente para os processos de formação de profissionais nas áreas da cultura também verificamos que, na sua maioria, são formações que são pouco procuradas. A investigação também encontra dificuldades de acesso a financiamentos. Também aqui verificamos a tendência da Ibero-américa de se destacar deste cenário pela positiva. Sem investigação inovadora não é possível analisar o que está a suceder e, em certa medida é impossível propor boas práticas ou roteiros para partilha de boas experiências. Não será sequer possível avançar com investigação inovadora.
Como alterar essa situação ?
Quanto a Nós há dois caminhos a prosseguir:
a) Por um lado rever tudo o que tem sido feito no panorama internacional para colocar a questão da ligação entre cultura e desenvolvimento no centro dos debates.
b) Por outro lado promover a divulgação de experiências relevantes onde a cultura constitui um fator de desenvolvimento utilizando as ferramentas da participação cidadã e da WEB 2.0.
Nos próximos postais daremos conta de algumas reflexões neste domínio.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (29 de Maio de 2015). O que é necessário fazer para ligar Cultura e Desenvolvimento ? Global Heritages. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2qh