São Braz é uma figura da hagiografia cristã, venerado para as doenças da Garganta. Nascido no Cáusaco, na região que é hoje a arménio no século III, foi Bispo de Sebaste. Foi decapitado pelos romanos em 316.
Iconograficamente, apresenta-se com vestes episcopais, usando mitra , e tem como atributo as cardas de ferro com que foi martirizado, dois círios entrecruzados (alusão à cura milagrosa de uma criança, engasgada com uma espinha de peixe, feita com a aplicação de duas velas cruzadas sobre a garganta). Em Espanha, apresenta a mão sobre a garganta e na Alemanha a sua trompa de caça. Tem ainda como atributos os animais que o criaram, as ovelhas, os círios em cruz ou uma tocha.
Em Portugal é venerado em diversas terras de norte a sul do país. No Algarve dá o nome à vila homónima em Alportel. foi aí que encontrei os rebuçados peitorais para a tosse. Há várias freguesias com o seu orago.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (2 de Maio de 2015). São Braz. Global Heritages. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2ob