1º de Maio e a sustentabilidade

Florestas Submersas by Takashi Amano

Visitei hoje o Oceanário de Lisboa , onde está patente até ao final do verão, com nome de  “Florestas Submersas” by Takashi Amano“. Saimos de bicicleta os três e atravessamos a bela frente de Rio do Oriente desta cidade de Lisboa. A exposição realça a riqueza das florestas tropicais e dos seus sistemas associados através dum gigantesco aquário

Do laudatório diz-se “é uma celebração à simplicidade e (im)perfeição da natureza e apresenta as florestas tropicais na plenitude da sua beleza mutável, proporcionando ao visitante uma experiência sensorial e emocional que o transporta até às origens da vida”.
Palavras  que procuram chamar a atenção para uma experiência que está longe de se aproximar da do oceanário ali mesmo ao lado. É no entanto de salientar a relevância de que a musica ambiente, de Rodrigo leão ajuda a criar uma sensação de bem-estar, quase sacralidade. Tudo se conjuga para um bom momento.
A questão para pensar é no entanto outra. No final fala-se do perigo que as florestas sofrem pelo elevado ritmo do seu desaparecimento ou da destruição dos seus ecossistemas por sobre exploração. Sabemos que esta questão é sensível. O mar também está em perigo. A economia está em recessão. O mundo parece que se está a desmoronar à volta. Tem que haver uma outra solução para isto. O modo como olhamos para o mundo não nos afetará’
Saímos. Alguém tinha roubado a minha bicicleta e deixado a dos miúdos. Um larápio que anda a pé, com um alicate numa bolsa e que num momento – zás ! lá desaparece.
Lisboa submersa .

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.