Lusofonia e novos mitos portugueses – XII CONLAB VII

mararido Alfredo Margarido o os novos mitos 

Apresentamos no postal anterior os instrumentos de análise sobre o uso do conceito “Lusofonia” como elemento explicador da narrativa do processo colonial português. Argumentamos que é inadequado o seu uso como elemento explicativo desse processo em função da sua adequação, coerência a consistência. Notamos todavia que o conceito lusofonia se aproxima bastante do campo das teorias de legitimação  do colonialismo português.

Detalhamos agora essa questão. O primeiro argumento é o de que o termo Lusofonia é de origem recente, pós-colonial. Como tal, e este é o segundo argumento distingue-se enquanto narrativa sobre o mundo, das representações sobre um mundo eurocêntrico que as narrativas neo-coloniais transportam. E finalmente, como terceiro argumento mostra-se desadequado para explicar esse processo de dominação colonial, ainda que em alguns enunciados possa, também por erro, ser u«interiorizado como uma continuidade. Ou seja em síntese o conceito, como campo de representação, apresenta limites de extensão e de explicação que não permitem entender o fenómeno adequadamente, nem na sua dimensão histórica, nem na sua dimensão ideológica.

Alfredo Margarido no seu livros “A Lusofonia e os Lusófonos” publicado em 2001 pelas Edições Universitárias Lusófonas aborda a questão da evolução do pensamento colonial português. Um outro textos de Isabel Castro Henriques, com o título “Colonialismo e História” publicado em 2015, também é útili para compreender essa evolução.

Em síntese o autor efetua uma genealogia do pensamento colonial português, caracterizando-o em três momentos significativos: O espírito de cruzada, a missão civilizadora e o lusotropicalismo.

(continua)

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.