Lusofonia e novos mitos portugueses – XII CONLAB -VI

mararido

Instrumentos de análise comunicacional da ideia de Lusofonia

No postal anterior enunciamos um conjunto de instrumentos de análise conceptual como proposta de trabalho sobre o ideograma e o morfema  “lusofonia” como um campo de associação que representa uma consciência sobre a organização de um conjunto de ideias em diferente níveis. Argumentamos que esse conceito é desadequado, incoerente e inconsistente para enunciar o processo colonial dos portugueses.

Desadequado porque não dá conta da sua relação com o contexto que procura descrever: uma ideia base que legitima a hegemonia dos portugueses sobre os outros, africanos.

Incoerente porque enuncia um discurso (apelando a uma intenção de partilha comunicativa dum universo ideográfico) que não se sustenta no processo de produção de ideologia colonial.

Inconsistente porque a articulação entre os diversos elementos da ideia de lusofonia não se relacionam na sua totalidade  com o processo de hegemonia colonial.

O campo semântico é no entanto muito próximo, pelo que é fácil que a confusão se instale. Vemos tentar esclarecer essas proximidades e diferenças.

(continua)

 

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (25 de Abril de 2015). Lusofonia e novos mitos portugueses – XII CONLAB -VI. Global Heritages. Recuperado em 8 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2o3


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.