Realizou-se em Peniche a VI sessão das Árvores das Memórias a oficina de museologia social com aplicação da metodologia do sociodrama. O tema proposto pelo grupo relacionou-se com os Direitos Humanos
Após o aquecimento dos membros da turma de sociologia do 12º ano lançaram-se desafios de debater as questões dos direitos humanos e as suas formas de aplicações.
O grupo escolheu como questões para debater como direitos a Vida, Liberdade, Saúde, Habitação, Educação, Sexualidade, Igualdade, Fraternidade, Religião, Trabalho e salário e a Paz. A partir da listagem de direitos criaram-se três grupos, o azul, o vermelho e o verde. Cada cor correspondia a uma geração de direitos. A partir de cada grupo discutiu-se as razões e os limites do direitos, as questões de deveres que os direitos trazem implícito. As distinção entre as declarações dobre direitos e as práticas do direitos. O desafio geracional de manter os direitos e praticar os deveres associados. O dasafio de assumir compromissos públicos e de co decisão. Os desafios dos direitos sociais e das minorias.
No final do debata, nas conclusões falou-se sobre o que a experiência trouxe a cada um. A dramatização ficou, nesta sessão, submergida pela palavra. Há que melhorar as questões sobre o axiodrama.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (10 de Março de 2015). Árvore das Memórias VI – Direitos Humanos em sociodrama. Global Heritages. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2lp