Árvore das Memórias IV

Realizou-se no dia 24 de Fevereiro a 4ª sessão de Árvore das Memórias: Lugares e Saberes do Sul, no Liceu Camões em Lisboa.

Realizou-se com cerca de 50 alunos do 12º ano, pertencentes a duas turmas da área das humanidades. Após o aquecimento, diversos temas foram surgindo acabando o grupo por se centrar na questão da aventura e segurança. Tendo a aventura como tema formaram-se 7 grupos de trabalho que se organizaram para construir uma narrativa.

O primeiro grupo, aventuras encenou uma deambulação por vários sítio ao acaso, acabando por chegar ao Canadá onde se sentaram a pescar.

O grupo da surpresa, que pretendia não fazer nada, dramatizou uma saída do aeroporto e acabaram a discutir o que é que é uma aventura.

O grupo do submarino amarelo, organizaram-se em volta dum tapete mágico e guiados pela capitão Haddock voaram até à procura da Atlântida e dum submarino amarelo do Portas.

O grupo das viagens optou por viajar até ao planeta X e mostraram o modo como enfrentaram o medo.

O grupo “com elas” nadaram como os tubarões, enquanto o sétimo grupo perderam-se numa montanha e foram atacados por lobos, tendo que superar os seus medos. todos procuraram aventuras com segurança. Um último grupo, constituído pelos atrasados e que não queria fazer nada, acabaram por tomar consciência de que não fazer nada é fazer alguma coisa.

Nos comentários finais falaram da importância da espontaneidade, da enfrentar novas experiências, da importância do brincar ao faz de conta, da relevância da imaginação.

A neurociência social mostra que a ligação entre todos está também influenciada pelos tempos da escola. Quando no andar de cima as cadeira começam a arrastar, gera-se o movimento de aproximação do intervalo.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.