No presente urge reinventar a Europa
- Uma Europa do atlântico aos Urais, ou uma Europa em oposição à Rússia ?
Jean Monet (1888-1976) um dos inspiradores da Integração Europeia, onde inspira o Plano Schuman (Robert Schuman – 1863- 1963), nome do ministro Francês que em 1950 inspira a Declalração da constituição da Comunidade do Carvão e do Aço.
General De Gaulle (1890-1970). Presidente Francês pretendia uma Europa do atlântico aos Urais, incluindo a parte europeia da Russia.
A Guerra Fria- (1945-1989) é o período da História Europeia entre o final a segunda guerra mundial e o colapso do Império soviético, que dividiu a europa em dois Blocos politica e economicamente antagónicos. A Europa Ocidental, democrática, com uma economia de mercado, que desenvolve uma progressiva integração no âmbito da Comunidade Económica Europeia, primeiro, União Europeia depois. A Europa de leste, de economia centralizada e planificada, sobre o predomínio do partido único.
Em 1989 da-se a reunificação da Alemanha, e o fim da cortina de ferro que dividia a Europa. Progressivamente, aproveitando o colapso do Império Soviético, a Europa foi progressivamente integrando os países do leste europeu.
A Europa na globalização integra hoje um mundo multipolar e tem vários desafios como por exemplo a emergência do Pacífico como centralidade, a fronteira a Sul e a desafio a Leste.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (19 de Fevereiro de 2015). Reeinventar a europa: Uma nova narrativa para a Europa XII. Global Heritages. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2kr