Alexandre o Grande, heroi entre os gregos amplia o mundo helénico para além do seus espaço Natural no mar Egeu, para oriente. Apesar de se constituir como uma das heranças da Europa, o território conquistado não constitui uma referencia territorial.
A unificação Romana
Com o domínio de Roma sobre Cartago (em 146 a.C.) o mediterrâneo transforma-se num mar romano. A Norte o Reno transforma-se no limes. A divisão entre as culturas do vinho e da cerveja. A sul incorpora toda a faixa do mediterâneo entre a mauritência e o Epitpo. A leste integra ainda a Palestina e a península da Anatólia.
Dois mundos. O mundo de Júpiter em oposição aos Bárbaros.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (19 de Fevereiro de 2015). Unidade e Divisões: Uma nova Narrativa para a Europa IV. Global Heritages. Recuperado em 18 de Abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2kj