Na pitoresca vila ribatejana da Golegã, visitamos no passado dia 15 de fevereio a Casa Museu Carlos Relvas. Um excentrico espaço construído entre 1870 e 1875 para estudio fotográfico deste pioneira das artes em Portugal.
Acede-se ao espaço em visita guiada por uma, também ela excêntrica, guia com ar de avozinha. No primeiro piso estão amostras do laboratório. Numa pequena sala assiste-se a um filme com cerca de 10′ que conta a história da cisa e do seu proprietário. Fala-se um pouca da evolução a técnica fotográfica e das experiências do autor.
No piso superior, na galeria de ferro e vidro encontram-se várias espécimes de maquinas fotograficas, e o estudio do autor. Magnifico exemplo da execnetricidade do autor.
No piso inferior, por onde se desce, encontra-se ainda uma galeria para exposições. Na altura da visita estavam expostas cerca de 30 fotografias de paisagens. O espólio da casa museus tem vindo a ser recuperado e conta com milhares de chaps relativas a pessoas, paisagens.
Uma das atividades que Carlos Relvas se dedicou, foi o de fotografar monumentos. a figura do monumento nacional ainda não existia com a relevância que hoje lhe atribuímos. Elas constituem hoje um elemento documental sobre a forma como estes monumentos estavam conservados nessa altura.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (17 de Fevereiro de 2015). Casa museu Carlos Relvas na Golegã. Global Heritages. Recuperado em 11 de Novembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2k9