Social Neurocience and emancipatory process I

A Neurociência social constitui um campo de conhecimento, que desde os anos 90 do século passado, procura esclarecer a relevância dos fenómenos psíquicos na produção de ação em contexto social. O entendimento do processo de valorização de certos objetos a quem é atribuída uma relevância simbólica numa dada comunidade, e através dela a exclusão de uma imensidão de outros, constitui um campo de trabalho sobre os processos psicossomáticos e somáticos que produzem uma ação social.

A relação entre o mundo das ideias e os fenómenos psíquicos que a neurociência tem trabalhado demonstra que o pensamento é uma expressão da organização complexa da matéria. A partir da experiencia do existir, o psiquismo tem vindo a demonstrar as suas características de organização sistémica da mente que emerge no processo de evolução biológica. A experiencia não se constitui apenas como uma consciência, mas é também um processo transformador que decorre do reconhecimento relacional do ser em contexto. A experiencia do ser em contexto produz uma dimensão implícita observável através do seu centro de produção de processos de memorização e aprendizagens. A recordação e a recuperação das experiencias ocorridas no espaço e no tempo, através da sua injunção conduzem à produção de relações entre padrões e a á analise de possibilidade de adaptação em novas situações.

O processo da transformação resulta desse processo interactivo e subjectivo, entre a experiencia do ser e a adequabilidade ao contexto da ação. Um processo de formação de intersubjectividade que decorre do conhecimento relacional implícito que surge no momento.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.