Estranhezas

Este é um país estranho. No outro dia, faz agora uma semana fui até à Caldas da Rainha. Uma viagem com uma amiga para ir fazer a revisão do carro do pai. Faz agora um ano o Caldas, o óbvio cognome de guerra que vive em Moçambique resolveu comprar um carro para dar as suas voltas na suas estadas em Portugal. A revisão do primeiro ano coube á tia Isa, que por aqui anda, atarefada com as vidas académicas dos filhotes. Em suma fui ás Caldas acompanhar a amiga Isa.

Deixamos o carro na oficina e passeamos no centro da cidade. Fomos ao Mercado da Fruta no centro da cidade, descemos ao hospital e entramos na galeria que dá acesso ao jardim central. Numa feirinha de artesanato salta a Teresinha com um grande “Isa” a desfazer-se em lágrimas de saudades.

Teresinha, economista de formação, marcadora de artesanato, transforma as coisas da natureza em obras de arte. Tinha vivido em Moçambique nos anos oitenta. Na Matola. Refugiadas das guerras revolucionárias que então assolavam o país. Por lá tinha ficado vinte anos e regressada á terra com dois filhos lá seguiu a sua vida. Faz o que gosta. transforma a natureza em objetos de arte. Um estranho país

Continuamos para a velha Fábrica de Louças Bordalo Pinheiro. Louça colorida a imitar a natureza. Saímos para o parque. O sol de inverno, baixo, iluminava de amarelo as folhas que ainda resistiam nas árvores. O sol ainda quente ajuda a escolher os caminhos sobre o saibro. Regressamos ao centro. Almoçamos num pequeno restaurante. Fomos buscar o carro e voltamos. Trouxe um prato de louça verde, cinco quilos de fruta e uma pulseiras. As coisas que se consegue fazer num dia. As histórias que se cruzam nos caminhos. todo o mundo num só dia.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.