Teses sobre a História IV

Diz Walter Benjamin na sua quarta tese sobre a História

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário, e em segwalterbenjamimarteepoliticauida o reino de Deus virá por si mesmo”. (Hegel, 1807)

A luta de classes, que um historiador educado por Marx jamais perde de vista, é uma luta pelas coisas brutas e materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais. Mas na luta de classes essas coisas espirituais não podem ser representadas como  despojos atribuídos ao vencedor. Elas se manifestam nessa luta sob a forma da confiança, da coragem, do humor, da astúcia, da firmeza, e agem de longe, do fundo dos tempos. Elas questionarão sempre cada vitória dos dominadores. Assim como as flores dirigem sua corola para o sol, o passado, graças a um misterioso heliotropismo, tenta dirigir-se para o sol que se levanta no céu da história. O materialismo histórico deve ficar atento a essa transformação, a mais imperceptível de todas.”

Súbtil interpretação dos objetos históricos referenciados como arte. Tesouros da humanidade ou apenas objetos relevantes. Sendo certo que a produção do belo obriga à satisfação das necessidades básicas, mais materiais. Também não é menos certo, e essa á a tese do autor, que nessa produção do belo estão os sinais das contradições da sociedade e dos contextos em que as obras são produzidas. Como diria o velho Marx, nesse objetos, burgueses, estão presentes os princípios da sua contradição. A sua natureza dialética que permite a emergência do novo. Há uma crença no destino da humanidade. Na sua redenção.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.