O work shop – descrição
Debate com várias bibliotecárias e membros da universidade aberta:
A Europa desvendada, o desafio comum de construir o futuro com ideias unificadores. Mensagens positivas. Procurar questões que nos unem. As pessoas devem escolher o futuro. Os políticos devem ser criativos. Estamos de fora da Política. Não sentimos que fazemos parte da Europa. Cabe-nos fazer alguma coisa pela europa. Fazer na nossa terra. O desafio é chegar aos vários públicos. O café deve ser adequado ao grupo de pessoas. As pessoas estão pouco habituadas a participar. As pessoas não estão habituadas a ir às bibliotecas.
Após esta discussão chega-se a uma fase prepositiva. que ações devem ser feitas.
O grupo chegou a quatro propostas
- chamar o público para o debate
- ter uma visão positiva
- procurar saber o que as pessoas pensam da europa
As propostas devem ser concretas. Devem proporcionar novas narrativas.
No segundo momento, o desafio de ler as propostas apresentadas a um grupo diferente. duas professoras de almada e Joaquim Jorge dos Museus.
Nova discussão: Procurar descobrir o que há de comum. A história do surf de Peniche como elemento que mostra o lugar. é necessário estar a atento ao lugar e ao que se passa à volta. Construir pontes. Convocar o passado a partir da leitura do presente. Construir o presente.
A mobilização das pessoas tem a ver com a atitude de quem faz. “Estarmos Atentas”
No final devem ser salientadas as propostas concretas para ações. Essas são as formas de inscrever na plataforma.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (11 de Dezembro de 2014). Participação Cidadã – os cafés Europa e o “Estarmos Atentos” Global Heritages. Recuperado em 3 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2ib