Papeis suplementares e sociodrama

Simultaneidade dos papeis em volta: papeis suplementares em volta – proposta de Pablo Valcare

Aquecimento em imprevisão. Dois personagens improvisação no palco. Procura-se a interação. A interação estimula a zona de contato entre os participantes. A percepção complenta o outro. A proposta trabalha com os protagonistas que emergem da improvisão por cantato.

Trabalha-se na proposta o conceito de zona de Moreno. Trabalham-se todos os elementos da relação. Os presentes e as suas diferentes sombras. Procura-se a corrente sociométrica que une os diferentes elementos de relação. Procuram-se todos os elementos que influenciam os papeis sociais. Estes papeis, permitem a criação de vínculos. Os vínculos são atuantes e  presentes. Os vínculos atuantes, correspondem aos motivadores da ação, os presentes, correspondem aos que influencias, ainda que indiretamente a ação. O psicodramatista tem que trabalhar os elementos atuantes e presentes (que de certa forma correspondem a silêncios). Os papeis estão em relação. Os papeis complementares indluenciam a ação.

A teoria dos papeis.

Na Teoria dos papeis um papel desenvolvido tem que:

  • ter espaço (há um espaço intrusivo e não intrusivo)
  • cada tipo de papel tem um espaço. em cada cultura hà um espaço para cada papel.
  • O papel da fronteira. Do limite.
    • um papel transformador tem que ultrapassar o limite. Tem que superar as suas delimitações. No emprego, na família.Cada cultura conserva um papel

Um papel super imposto leva a patologias vinculadoras. Eu jogo o meu papel e influencio os outros como eu quero. É a patologia do manipulador.  A ausência de papeis complementares denuncia a patologia.

A mutualidade é a capacidade de assumir durante algum tempo um papel auxiliar. Complementar. As mutualidades constituem papeis circunstanciais. São paeis que existem para facilitar o desenvolvimento de papeis.

Os papeis complementares e a auto-tele

Na configuração de papeis, o papel congruente é o papel que integra a pessoa, o seu sentir e a sua percepção. A formação da congruencia no papel determina a identidade. Na configuração dos papeis, a identidade não constitui uma afirmação duma singularidade, mas a sus realção com um grupo.

O movimento sociométrico é um movimento de aproximação e encantamento. A sociometria permite entender o processo vincular. O estabelecimento do vinculo operativo.  O vinculo operativo é estabelecido pela memória. A ancestralidade entra naa formaçao da cadei de formação de vínculos.

Os papeis suplementares:  Exercícios de papeis

Aquecimento.  jogos dramáticos espontâneos.

Aquecimento específico: escolha dos protagonistas. Ativar o inconsciente.

Entram em cena os diferentes papeis. a criança, o esposo, o amante. São todos papeis suplementares. procura-se a complementaridade, a ausência de complementaridade (pseudo-mutualidade). A questão dos papeis suplementares no estabelecimento de coalisações.

Ver Leon Gringberg e a Teoria da Indentificações Coletivas (trabalha a partir da proposta de Bion)

A relevância dos papeis suplementares. A chave da leitura dos papeis está na leitura das formas. O diretor tem que colocar os papesi em relação.Procurar no protagonista o material para colocar em relação (presenças/ausências) e construir uma multiplicidade de cenas.

O processe de desmontagem dos papeis complementares favorece a emergência das situações conflituais. A procura dos desafios leva à sua resolução. A resolução de conflitos é feita pelo estabelecimento de sistema vincular nas mesmas cenas. É necessaário comprender o conceito teórico para aplicar a tecncica.

“Não há uma coisa mais prática do que uma boa teoria”

Biblografia sobre papeis.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.