Sobre a arte do clown

Arte do palhaço

69px-Velázquez_-_Pablo_de_Valladolid_(Museo_del_Prado,_1636-37)

O Palhaço (do italiano pagliaccio,em espanhol payaso) é um personagem estereótipo, representada por uma indumentária extravagante, maquiagem excessiva e cabeleira de cor. (Por vezes é conhecido como Bufón ou bobo) Associa-se o personagem às artes do circo, onde tem uma função da fazer rir. Por vezes surge entre números a fazer asneira, truques divertidos. Muitsa vezes, e esse é o papel que acentuamos na sua relevância dramática é um ator satírico que brinca com o quotidiano e com as situações do presente. Dá-se também o nome de palhaço a qualquer pessoa que tenha um humor cómico.

A arte do palhaço é cultivada no circo, onde algumas personagens são estereotipadas, tal como o palhaço vagabundo, o palhaço de Cara branca e roupas de seda que mostram as hierarquias sociais. Por vezes o palhaço é associado ao aldeão, uma figura pouco ajustada ao papel. O palhaço é também personagem que intervém noutras situações sociais, como por exemplo em âmbito hospitalar, onde procuram estimular o riso (que liberta endorfina) para estimular a regeneração. O palhaço surgem também nas cidade, nos processos de animação urbana , com pequenos truques ou malabarismos.

A sua caracterização é um elemento importante. Uma roupa peculiar, que chama a atenção, os adereços e as pinturas faciais como elementos identificadores da sua função. Por vezes, em contexto de circo o palhaço usa trapos, maquiagem branca, roupas de cor, perucas exuberantes, sapatos enormes, mascaras. Um elemento fundamental é o seu nariz vermelho, que constitui uma máscara e é um elemento identitário.

A roupa do palhaço está também associada às diferentes escolas e às diferentes técnicas de representação. Arlequim, Pierrot, Augusto, vagabundo que correspondem a diferentes escolas. Dependendo das escolas, as técnicas do palhaço incluem a música, o malabarismo, a acobracia, a arte da mímica e a arte do clown. A personagem do palhaço pode desenvolver várias artes dramáticas.

69px-Velázquez_-_El_bufón_llamado_Don_Juan_de_Austria_(Museo_del_Prado,_1632)

Com origem na comédia italiana na renascença, a personagem do palhaço desenvolveu-se no circo e mais recentemente no cinema mudo através de personagens como Charlot, bucha e Estica. Há quem defenda que a técnica de palhaço não se encena. É-se palhaço ! Embora muitas das suas técnicas possam ser trabalhadas, uma das suas maires habilidade são a improvisação e a sedução até ao limite.

Em encenação, o personagem palhaço surge envolvido em situações complexas e apela à cumplicidade do público para atrair a sua simpatia e empatia. O personagem palhaço surge solitário ou em conjunto, como parte ou como temas de narrativa dramática, como parte da revista ou de circo. Improvisa a partir dum guião ou é uma personagem dos mais ilustres comediantes como personagem cinematográfica (como Charlot, Bucha e Estica, ou Monty Paython) ou como personagem de revista ou comédia. Improvisando em torno dum guião, ou como personagem trabalhada pelos comediantes (a personagem surge em (Carlo Goldoni, Molière, Shakespeare, o Lope de Veja) o palhaço é um elemento relevante das artes dramáticas.

91px-Diego_Velázquez_041

A História duma arte.

A personagem do palhaço, como função de entretimento e lazer, surge referenciado no antigo Egipto, nas cortes dos Faráos. Na China era um ofício que surgia em feiras e em caravanas. Surge na Grécia antiga e em Roma. A sua associação aos bobos da corte é relevante para entender a função destes jograis e pantomineiros que enxameavam as ruas da europa medieval, Velasquez retrata-os em várias das suas pinturas, na rua ou nas cortes.

Como personagens colectivas absorvem as formas sociais, passam as mensagens e divulgam os segredos dos cortesãos. Este personagem complexa surge em diferentes momentos, assume-se na sua complexidade narrativa como espelho social.

Os tipos de palhaço distinguem-se pelas roupas e mascaras. O Pierrot, surge com uma maquiagem branca, com lábios, nariz e orelhas vermelhas. A dupla do Augusto é um palhaço autoritário, de máscara branca, elegante e malicioso. Normalmente entenca com o contra augusto, um palhaço que se opõe na cor ao augusto (cores vivas ou complementares. É impertinentes, destabiliza as ações do augusto e promove todo o tripo de teavessuras. O palhaço Tony é construído a partir da personagem contra augusto.

71px-Velázquez_-_Bufón_Barbarroja,_don_Cristóbal_de_Castañeda_y_Pernia_(Museo_del_Prado,_1637-40) (1)

O arlequim, por seu lado é um personagem que surge na commedia dell’arte, com uma função que no início se destinava a divertir o público durante os intervalos. Com o tempo a sua relevância foi-se afirmando como aquele que conta o verdadeira sentido da história (teatro do polichinelo) é caracterizado pelo seu traje de losangos multicolores. No brasil o arlequim integra o carnaval nordestino (na Bahia e Pernambuco) e assume-se como um fenótipo típico do brasileiro (malandro e brincalhão). Por vezes surge com um para, Colombina (um outra personagem do teatro comedia della arte).

330px-Harlekin_Columbine_Tivoli_Denmark

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.