Árvore das memórias: Lugares e Saberes do Sul uma oficina de museologia social

?????????? ?????????? ??????????

 

 

 

 

Através da proposta de olhar os lugares do sul, a partir da experiência do projecto “Árvores das memórias” e das actividades de educação para o desenvolvimento da ONGD “Vida”, procuramos criar um momento de encontro para reconhecimento da diversidade dos saberes e o reconhecimento do si.

A partir da constituição de círculos de memória e da aplicação da metodologia do sociodrama, com base no trabalho sobre a memória e a inovação social faciliata-se um momento de aprendizagem com as experiencias das comunidades do sul. Olharemos para as suas formas de ocupação do espaço, a organização da vida comunitária, a organização do trabalho e os diferentes tempos da vida. A abordagem dos problemas da água, da floresta, do acesso à saúde e educação, do exercício do mutualismo como um exercício do reconhecimento da diversidade dos saberes, servem de catalisadores do debate.

Com o olhar sobre o sul, e a partir do que cada grupo pensa sobre o sul propomos um momento de reconhecimento da diferença. O reconhecimento da diferença é um pretexto para trabalhar sobre os diferentes processos que estão presentes no grupo.

Cada elemento do grupo é convidado a reconhecer a diferença como um exercício de reconhecimento de si e do seu papel no grupo. Procura-se que no final do trabalho o grupo se reconheça como um conjunto de atores com capacidade de acção e transformação, com capacidade de reconhecimento e resolução dos seus conflitos.

Dinamização

pedropereiraleite@ces.uc.pt / geral@planetavida.org

a acção aplica-se a qualquer ciclo de escolaridade, sendo feitos os ajustamento necessário em função da maturidade do grupo.

??????????

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.