No coração das Merçês, quando se desce do ceonvento de Jesus para a Rua dos Poais a são Bento, na rua do Vale nº 7 encontramos um edifício luminoso. Um antigo armazém transformado em Casa Museu Júlio Pomar pelo risco de Siza Viera, alberga o conjunto de obras do pintor.
A chuva traiçoeira levou-me a procurar um refúgio. Em boa hora o fiz, pois andada já alguns meses, talvez mesmo vai para dois anos para olhar para o sítio.Coisa do centro da cidade. Vai-se ao centro sempre sem tempo para o olhar e sentir. E esta casa museu está situada numa zona em interessante reconversão urbana.
Entre ilustrações feitas para edições como por exemplo as que Júlio Pomar faz para a monumental obra de Tolstoi “Guerra e Paz” ou a evolução do traço do artista.
O livrinho “Da cegueira dos Pintores” parte Escrita II, reúne a obra de reflexão do autor, escrita em 1985, sobre o mundo em que vive e pinta. vamos agora ler.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (11 de Novembro de 2014). Casa Museu Júlio Pomar. Global Heritages. Recuperado em 16 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2hh