O “cemitério” de escravos em Lagos

Num outro local, no âmbito do nosso trabalho no Museu Afro-Digital Estação Portugal já desenvolvemos a questão do “cemitério” de dos escravos em Lagos e os problemas dos conflitos entre os negócios imobiliários e as questões patrimoniais. Que a relação entre o turismo e o património é tensa jé sabemos. Há uma relação de poderes desigual, com o turismo a procurar canibalizar o património. Isto é, a escolher pontos de atração que possa transformar em “produtos turísticos”, tendo isso como consequência o olvido ou o menosprezo do que não apresenta esse potencial. Ora nem sempre a lógica de protação patrimonial coincide com a lógica do mercado turístico.

No caso do Cemitério de Escravos de Lagos, a questão é ainda mais complexa. Como sabemos esse tal mercado turístico, no Algarve esse tal mercado turístico está muito associado ao imobiliário. E o imobiliário está muito dependente dos poderes públicos, quando não com eles criar cumplicidades, que não sendo uma coisa em si contrária à lei é muitas vezes muito pouco transparente.

Vem isto a propósito do impasse que se crio com a construção dum campo de mini-golfe no local do achamento. Isso motivou um processo de denuncia, numa primeira fase junto dos órgãos profissionais, e que agora se procura alargar à opinião pública.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.