Linguagem, Indivíduo e Sociedade

peterbrukelis

 

De Peter Burke e Roy Porter como organizadores, este livro Linguagem, Indivíduo e Sociedade numa edição original de 1991 com o título Language, Self and society: a social History of Language, publicada numa tradução em português em são Paulo, pela editora UNESP, reune uma série de artigos sobre a história social da linguagem

A primeira para sobre Linguas autoritárias, hegemónicas como hoje diríamos, reune trabalhos sobre o latim, o hebraico e os falares quecs. Na segunda Parte a questão da linguagem e a autoridade social, a afirmação do poder, como hoje diríamos: a emergência da palavra inglesa, a afirmação do povo inglês no mundo, e as línguas dos conquistadores. A terceira parte sobre o significado do indivíduo: A emergência de novos campos: Para uma semiótica do nervo, a linguagem da doença, e um novo tipo de lógica e crítica sobre a questão dos desvios na linguagem.

O livro é uma sequência do que já aqui abordamos sobre a História Social da Linguagem, inserido na série da Cambridge University Press sobre “Estudos da Oralidade e Cultura Popular”. Os artigos desta livro foram contudo foram vetados pela CUP o que obrigou os autores a mudarem de editora em Inglaterra.

Em breve desenvolveremos esta questão da linguagem na sua relação com a museologia.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.