Psicodrama Estratégico

Capitulo 8. O Ciclo do Psicodrama. A solução. O mito da família em relocação

O átomo social. O indivíduo em contexto. O seu uso no psicodrama tem como objectivo fazer a acção interagir com o indivíduo. O director integra o processo, e permite identificação dos papeis.

Até onde o director pode reforçar a identificação e a percepção de pertença de um átomo social negativo. A terapia é um ciclo de problema/solução.

Cada personagem está presa ao seu papel. O Átomo social permite ultrapassar a dificuldade em observar externamente. Pensar fora da caixa. A resolução do problama deve ser procurada num ciclo de relação sistémica. O papel cria relações de causalidade linear. O pensamento linear é um pensamento intuitivo.

A emergência da espontaneidade é o momento em que o problema é observado. Olhar para além do que existe. Para além do problema. Mas é também necessários que sejam apontados caminhos de escolhas. A espontaneidade pode incorporar rejeições dos ciclos anteriores.

Em situação social cada átomo social adopta e ajusta-se aos outros. A interacção permite reproduzir visões partilhadas. Há uma tendência para que o todo social aferir os papeis (segundo a disposições do átomo social).

O Triangulo Dramático. O poder secreto do mito da família.

inserir desenho 2

O director deve entrar no psicodrama enfrentando a tendência para ser nos mitos da família. A rede de triangulações resolve as tensões.

Um comportamento social, em contexto familiar cada um age segundo as regras sistémicas. Cada membro do grupo adapta-se ao sistema. O sistema familiar, visto de dentro é coerente, visto de fora pode ser quebrado. O sistema reage contra a quebra da sua lógica interna.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 31 Outubro). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2h3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.