Psicodrama Estratégico

Capitulo 7 – Causalidade entre sistemas vivos

Os papeis, psicosomáticos e papeis complementares (sociais, culturais, profissionais ) tem uma natureza sistémica (ver Niklas Luhmann e a auto poeitica).O drama psicodrmatico (o autor cita Braford Keeney) simplifica e reduz a complexidade da vida ao essencial. A busca da essência. A arte como essência.

O Psicodrama moreniano explora a matriz espontãneio-criativa como foco central do universo das formas. (a forma é vista como uma superfície da vida real). Os directores trabalham a energia do indivíduo na sua relação com os outros. Como terapia é o ato que gera o reconhecimento.

A causalidade relacional é crucial para entende o psicodrama. Os fenómenos podem ser observados de diferentes pontos de vista (o prisma teórico). Os resultados são sempre diferentes, pois todos os observadores constroem o seu objecto. No exemplo a bola de cristal é um “locus”. A informação é um elemento processual do sistema. A informação gera a adaptação do sistema. A gestão da informação é feita em contexto, com base no princípio da discriminação. A relevância é a captação do valor. O psicodrama permite exteriorizar novas causalidades (discriminativas) nos indivíduos.

Na Teoria dos sistemas (cita Varela e Maturana, ver autopoesis) a mudança é gerada internamente e não pela adaptação às condições exteriores (acomodação). A dinâmica da acção produz interções. As interações geram possibilidades (influencias) de transformação. A produção de novos olhares gera inovação.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 31 Outubro). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2h3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.