Psicodrama Estratégico

Capitulo 6 – Psicodrama Estratégico

Modifica a epistemologia. É uma proposta de transformar o modo como alguém vivencia o mundo. O Psicodrama é um processo de grupo. Cada pessoa é um átomo social que existe em relação com os outros, através dos outros com quem se inter-relaciona. O átomo social (familiar) pode ser visto como uma unidade primeira da organização do eu em relaçao aos outros. Os protagonistas pertencem a diferentes átomos sociais. Ao mostrarem-se, ao revelarem as suas conexões, estão a cumprir um dos objectivos do psicodrama que é a dessacralização do eu.

Nem sempre acontece a catarse. A formulação do problema é o primeiro elemento do sucesso. O objectivo do psicodrama é resolver o objectivo que leva ao local. Resolver comportamentos através da sequencia de atos.

Algumas questões que se colocam. Como é que um problema interage com o todo ?. Tudo se relaciona com tudo. A acção é um feixe de possibilidades. Qual é a ordem do caos.

Há operações analógicas e sistémicas.

Analógica (do grego αναλογία – analogia, “proporção”) é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular (fonte) para outro sujeito particular (alvo), e também pode significar uma expressão linguística correspondendo a este processo.

Operação Sistémica (Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção).

Um problema é permanentemente analisado como causa-consequencia. Depois emerge o sistema (a interacção entre os vários elementos). Finalmente é processado. Analisado em movimento nas suas inter-influencias: As explicações processm-se em espirais expansivas

A hipótese de aplicação sistémica. Trabalhar com os laços afetivos. São valores que se matem no processo. O valor é um elemento estabilizador.

As ligações entre os humanos podem ser hierárquicas: vinculadas por mediações emergentes, ou relações em rede, vinculadas por mediações expansivas.

No Psicodrama colocam-se pessoas em situações. Em interacção entre si. No aquecimento procuram-se as tensões emergentes. Formulam-se hipóteses. Formulaºao duma hipótese sistémica parte do sistema de situações.

A Hipótese sistémica tem como objectivo. Ajudar a pessoa a decompor o ciclo em que está envolvido. Explicar os problemas. Ajustar algo vivido para o relacionar com o todo. Procurar relações. Permite ampliar o feixe de ações possíveis. Qualquer ponto da vida de cada um integra um todo. Fazer emergir uma hipótese é procurar um ponto que se relaciona com todo. Configurar uma realidade sistémica é fazer emergir a hipótese sistémica.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 31 Outubro). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2h3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.