Capitulo 6 – Psicodrama Estratégico
Modifica a epistemologia. É uma proposta de transformar o modo como alguém vivencia o mundo. O Psicodrama é um processo de grupo. Cada pessoa é um átomo social que existe em relação com os outros, através dos outros com quem se inter-relaciona. O átomo social (familiar) pode ser visto como uma unidade primeira da organização do eu em relaçao aos outros. Os protagonistas pertencem a diferentes átomos sociais. Ao mostrarem-se, ao revelarem as suas conexões, estão a cumprir um dos objectivos do psicodrama que é a dessacralização do eu.
Nem sempre acontece a catarse. A formulação do problema é o primeiro elemento do sucesso. O objectivo do psicodrama é resolver o objectivo que leva ao local. Resolver comportamentos através da sequencia de atos.
Algumas questões que se colocam. Como é que um problema interage com o todo ?. Tudo se relaciona com tudo. A acção é um feixe de possibilidades. Qual é a ordem do caos.
Há operações analógicas e sistémicas.
Analógica (do grego αναλογία – analogia, “proporção”) é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular (fonte) para outro sujeito particular (alvo), e também pode significar uma expressão linguística correspondendo a este processo.
Operação Sistémica (Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção).
Um problema é permanentemente analisado como causa-consequencia. Depois emerge o sistema (a interacção entre os vários elementos). Finalmente é processado. Analisado em movimento nas suas inter-influencias: As explicações processm-se em espirais expansivas
A hipótese de aplicação sistémica. Trabalhar com os laços afetivos. São valores que se matem no processo. O valor é um elemento estabilizador.
As ligações entre os humanos podem ser hierárquicas: vinculadas por mediações emergentes, ou relações em rede, vinculadas por mediações expansivas.
No Psicodrama colocam-se pessoas em situações. Em interacção entre si. No aquecimento procuram-se as tensões emergentes. Formulam-se hipóteses. Formulaºao duma hipótese sistémica parte do sistema de situações.
A Hipótese sistémica tem como objectivo. Ajudar a pessoa a decompor o ciclo em que está envolvido. Explicar os problemas. Ajustar algo vivido para o relacionar com o todo. Procurar relações. Permite ampliar o feixe de ações possíveis. Qualquer ponto da vida de cada um integra um todo. Fazer emergir uma hipótese é procurar um ponto que se relaciona com todo. Configurar uma realidade sistémica é fazer emergir a hipótese sistémica.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (31 de Outubro de 2014). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 17 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2h3
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (31 de Outubro de 2014). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 17 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p2h3