Psicodrama Estratégico

Capitulo 5 – Componente do papel em Moreno

A teoria do papel transcende a abordagem comportamental de Freud. Em Moreno a teoria do papel procura aquilo em que a pessoa acredita. Qual é o estado dos seus sentimentos, o que é que na realidade é dito e é feito. Procura uma visão sistémica que exige cinco componentes:

  • Contextos
  • Comportamentos
  • Crenças
  • Sentimentos
  • Consequências

A acção comportamental é vista como um sistema

Fazer desenho

 

A entrevista de Representação é um elementos da pratica morenians. Ela procura estes cinco elementos.

  1. Contexto. O comportamento é a adequação da ação ao contexto. As ligações dos fins aos meios
  2. O comportamento: É o que se diz e o como se faz. Implica o reconhecimento de como se diz, como se faz e como se é.
  3. As crenças (observam-se). São filtros de selecção da informação. E o que se descodifica e como se descodifica. As crenças estão relacionadas com os sistemas de valores. Uma crença é uma síntese metal de valores, o seu ajustamento ao modelo. As crenças reúnem-se em códigos que representam cristalizações. As crenças geram emoções e valores. O sistema de crenças é uma chave de descodificação do inconsciente
  4. Sentimentos. É a percepção do ser. São as emoções em acção. As emoções podem gerar uma inovação pela percepção de algo de novo. Como a repetição gera a percepção do novo? O questionamento dos valores (das crenças) e pelo questionamento das rotinas (pelo contexto).

A experiencia das emoções (permite activar novos filtros de relacionamento com o mundo). A adesão ao novo dá-se pela emoção. Através da observação do papel pode-se detectar inovação. Por vezes, em psicodrama, o desempenhar um papel inovador pode produzir uma regressão de comportamento.

  1. Consequências. Os papeis que são desempenhados afetam as outras pessoas.. As reacções dos outros influenciam-nos através das respostas. Incorporar outro papel é útil para percepcionar o nosso espelho nos outros.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 31 Outubro). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2h3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.