Psicodrama Estratégico

Capítulo 2 – Métodos de Acção

Formas de compreender e de actuar. O essencial do método de ação é agir. O método de ação permite criar diálogos. A enunciação do discurso e do ato permite situar o indivíduo no espaço e no tempo[2]. O objetivo é capturar mensagem do co-consciente[3] revelados na ação. A ação representa algo. O objectivo é procurar o cerne da questão.

A ação implica concretização. Representa um novo olhar sobre o velho. Na tragédia grega a memória é uma metafórica. Na acção Psicodramática está implícito a descoberte do outro pela descoberta do eu. A concretização da descoberte implica a maturidade simbólica do ato. A concretização da metáfora encaminha o protagonista para outras direções (um poética) como campos de possibilidades.

A emergência do insight-vision é a concretização da metáfora[4] Implica colocar-se por dentro. O insigth decorre a ação. A internalidade dos gesto deriva de serem simultaneamente sensoriais, físicos, visuais e sensoriais. A ação aumenta, potencializa a experiencia. Na dramatização é possível balançar entro o passado e o presente. É possível expressar a vontade de futuro. Criar a sua representação.A experiência pela troca de papeis, permite experimentar a emoção do outro.

O objetivo do psicodrama é procurar a espontaneidade. Procurar um modo de agir em que os sentimentos e as crenças não sejam conflituantes. A dramatização do real relaciona a necessidade das experiencias e a sua adequação ao momento vivido. Os eus do protagonista (o eu Self são formados por formas de ser parciais corporal, familiar e social. Cada uma deles representa papeis que se podem combinar. A combinação dos papeis ocorre de forma diferenciada em contexto.

Os self do protagonista estão relacionados. As metáforas conduzem a problemas e os problemas conduzem a metáforas. Há metáforas de linhagem (genéticas, familiares) e metáforas culturais (formadas pela sociedade). As representações dos papeis represente os diferentes eus.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 31 Outubro). Psicodrama Estratégico. Global Heritages. Recuperado em 13 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2h3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.