Notas
[1] Consciência. Tornar algo exterior como objecto. Incorporar o mundo exterior. Distinguir o bem do mal (consciência moral). No sentido psicológico é a percepção do eu.
[2] Espaço e tempo como mega categorias. De Kant. O espço e o tempo são coisas em si. A qualidade
[3]“Os estados co-conscientes /co-inconscientes são por definição aqueles estados que os parceiros experimentaram e produziram em conjunto e que podem assim ser experimentados, reproduzidos ou revividos conjuntamente. Um estado co-consciente/co-inconsciente não é propriedade de um indivíduo apenas. Sempre é uma propriedade comum que só pode ser reproduzida por esforços combinados.
[4] Metáfora. Emprego de uma figura como substituição da outra.
Metonímia- ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, “Palácio do Planalto” é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.
Sinedoque- tomar a parte pelo todo ou do todo pela parte.Prléptico. Diz-se de um fato que se fixa segundo uma era ou um método cronológico ainda desconhecidos quando ocorreu esse fato.