Algarve no século XVI

descricoesalgarve

Ainda na sequência das questões sobre a Economia da Região do Algarve que nos ocupou parte do verão, aqui fica mais um título de Joaquim Romero de Magalhães .

As duas descrições do Algarve no século XVI, publicadas em 1983, pela Sá da Costa Editora, que constitui o nº 3 dos Cadernos  Revista Económica e Social, dirigida por Vitorino Magalhães Godinho. Esta numero da revista é assinado também, para além de Romero de Magalhães, por Manuel Viegas Guerreiro , nosso mestre na Faculdade de letras, que nos chamou a atenção paras as questões da literatura oral. Voltaremos ao mestre noutra altura.

Nesta revista, apresentam-se as descrições do Algarve Frei João de são José, feita em 1577 e Henrique Fernades Sarrão (História do Reino do Algarve, circa 1600). Uma obra indispensável para entender a dinâmica da região neste século.

A obra descreve o que foi este Reino durante este período e os autores fazem uma apresentação, uma leitura crítica e anotada que  é de extrema utilidade para o historiador da região.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (26 de Setembro de 2014). Algarve no século XVI. Global Heritages. Recuperado em 7 de Fevereiro de 2026 de https://doi.org/10.58079/p2g8


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.