Paisagens Sonoras e Escuta do espaço: a realidade conotativa

paisagemsonora

Publicado em maio de 2014, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, este livrinho, o nº 44 da coleção de divulgação “ensaios da fundação”, da autoria de Carlos Alberto Augusto  é um livro de reflexão sobre o património contextual da vida coletiva.

Já em 2013, no âmbito da Exposição Baixa em Tempo Real, lugar tínhamos abordado a questão da paisagem sonora da baixa. Uma experiência bastante interessante e que produziu resultados muito relevantes para a cartografia das memórias e do espaço que temos vindo a desenvolver. Trabalhos que dão continuidade à proposta de Carlos Fortuna em Cidade Cultura e Globalização, e mais recentemente em “Diálogos Urbanos“. Nós próprios temos feito algumas recolhas de sonoridades urbanas, para ilustrar um álbum que tarda a sair.

A relevância desta obra  de Carlos Alberto Augusto é o de chamar a atenção para o exercício da escuta como componente do planeamento urbano e como elemento patrimonial. Ouve-se pouco e mal e raramente se pensa sobre os efeitos do ruído na qualidade de vida. Fala-se muito da competitividade nacional, do turismo e das cidade, mas esquecemos  de escutar o que são esses lugares.

Confundimos demasiado as palavras pronunciadas como uma realidade conotativa. Ou por outras palavras, procuramos que a realidade se molde ao discurso, ao invés da fazer com que os enunciados se inspirem da observação do real.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2014, 23 Setembro). Paisagens Sonoras e Escuta do espaço: a realidade conotativa. Global Heritages. Recuperado em 24 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2g5

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.