Heranças Globais – Memórias Locais

IMG_9377

 

 inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado nos territórios

O que é o projeto?

Heranças Globais é uma investigação interdisciplinar que problematiza a sociomuseologia a partir duma busca de diálogo com outros saberes. As tensões geradas nas comunidades e territórios pela globalização podem ser observados nos intensos e contraditórios processos de mudança social. Propomos nesta investigação efetuar uma análise dos fenómenos da globalização a partir das relações das comunidades com os seus saberes através do processo de formação de objetos socialmente qualificados. Analisamos as questões emergentes das relações entre património e globalização através dos processos de formação da memória social enquanto instrumento de mudança e inovação social. A partir das cartografias dos saberes das comunidades vamos questionar as suas relações com os Direitos Humanos, com a Violência e com a reação à catástrofe como um instrumento de ação na regulação e na mudança social. Partimos de um conjunto de problemáticas comuns para aplicar instrumentos de análise em conjuntos diversificados e diferenciados de comunidades e territórios para resolução de conflitos e fenómenos de violência social e de construção duma cidadania critica.

Este é um projeto de Pós Doutoramento em Curso, que se realiza no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com apoio da FCT (SHRH/BPD/76601/2011)

 

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.