Escola de Redes e David Ugart

Ver ligação aqui

Escola-de-Redes é uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

A Escola-de-Redes é um misto de escola (ambiente favorável à realização de processos educativos, mas uma escola-não-escola, quer dizer, um ambiente de aprendizagem e não de ensinagem: este parêntese foi acrescentado em maio de 2010) e think tank, ambos organizados em rede. Ela é uma coligação de pessoas e grupos que integram comunidades de projeto e de prática, de aprendizagem e de pesquisa.

Em um sentido amplo, trata-se de uma não-escola. Como mostra a logo escolhida para a escola: E = R, quer dizer: a escola é a rede. Em palavras: se a escola já é a rede, para que escola? Se a própria rede é uma escola…

A Escola-de-Redes não é uma organização hierárquica nem uma articulação centralizada ou descentralizada de instituições ou organizações formais. Em última instância, são “apenas” pessoas, conectadas em rede, que cooperam entre si para desenvolver os temas acima, compartilham voluntariamente seus conhecimentos, divulgam e aplicam os produtos que desenvolveram.

Constituição

A escola de redes se estrutura como uma rede distribuída de pessoas, que se conectam diretamente à escola ou a nodos locais constituídos igualmente como redes distribuídas.

Pessoas | Pessoas são todos os conectados à escola, seja participando de algum nodo, seja individualmente.

Nodos | Os nodos da Escola-de-Redes são os grupos locais (territoriais, setoriais ou temáticos) de pessoas conectadas que constituem a escola. A escola é cada nodo e todos os nodos.

Cada grupo de pessoas que, em uma determinada localidade ou em torno de um determinado tema ou atividade, resolver constituir um nodo da Escola-de-Redes, terá total autonomia para estabelecer sua própria agenda de atividades, sua estrutura e seu regime de funcionamento, desde que assuma os objetivos acima, não se organize segundo padrões hierárquicos e conte com a concordância dos que já estão conectados à Escola.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.