Etnografias e Museologia

A investigação etnográfica

Assim em função do padrão que se procura, da explicação que a eles se adiciona sobre a sua forma de funcionamento, varia o tipo de investigação etnográfica. Por exemplo, se a investigação é feita com base na observação, obtém-se um determinado tipo de resultado, se foi feita a partir de entrevistas o resultado será diferente. Daí a importância da epistemologia da observação (Etic) ou das entrevistas (Emic). As epistemologias Emic são registos de interioridade, obtidos a partir das narrativas pessoas, na maioria dos casos de forma directa com os interlocutores.

Os registos Etic são o que mais influenciados podem ser pela perspectiva do investigador, na medida em que a observação exterior, seja a recolha de dados, seja a sua análise é a susceptível de ser influenciada pela formação científica. Muito embora a formação teórica (o fundamentalismo cultural acentua mesmo esta dimensão) indique que o treino de observação  revela uma qualidade superior para a formação dos dados, as perspectivas cognitivistas, (sobretudo a na perspectiva etnociência) acentua a importância do discurso e da palavra na produção do significado e na sua consequente interpretação. Nessa dimensão, a entrevista apresenta claras vantagens para aceder a essa interioridade. Para os defensores duma epistemologia Emic, os dados da observação constituem mesmo predados, sendo apenas classificados como dados, os resultados das entrevistas.

É portanto fundamental ser claro na perspectiva da abordagem epistemológica. É necessário também assumir com clareza a natureza dos dados recolhidos, as suas formas de apresentação.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.