Procuro, através do blog publicar um “Caderno de Pesquisa” para discussão e partilha dos resultados.
Esta investigação desenvolve-se em três diferentes espaços. (Fronteira luso-espanhola, Moçambique e Brasil) e procura-se constituir uma rede de partilha de conhecimento sobre os processos de ativação de memórias locais.
O objeto da investigação é um estudo interdisciplinar sobre a Memória Social (ou colectiva). O seu objectivo é analisar os processsos de ativação de memória social como ferramenta de construção duma ação socialmente significativa (catalisadora de mudança)
O propósito do Blog será utiliza-lo como plataforma de publicação dos resultados da investigação e sua discussão
São parceiros da investigação o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, O Departamento de Antropologia da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e O Museu Afro, da Universidade Federal da Baía.
Desde o dia de formação que tenho estado a trabalhar na estruturação do “Caderno de Pesquisa”
Penso que o texto de apresentação poderia ser apresentado do seguinte modo
Apresentação
“Este é um projeto de Investigação interdisciplinar sobre a Memória Social. Aqui vão sendo publicados os resultados da investigação sobre os modos como as heranças são mobilizadas pelas comunidades para resolverem os desafios do presente.
O projeto “Heranças Globais” tem como objectivo criar uma rede de conhecimento sobre os métodos de trabalho sobre a memória desenvolvido em diferentes comunidades: a zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha. Moçambique e Brasil. Três comunidades que se encontram ligadas por heranças comuns
Procura-se mostrar os modos como estas comunidades estão a responder aos problemas da globalização mobilizando os seus saberes através do processo de formação de objetos socialmente qualificados.”
O bolg terá um texto de apresentação em Inglês e Uma apresentação do projeto também em inglês.
O conteúdo do blog terá posts e páginas. Nos posts serão apresentados Apontamentos de investigação “o Caderno de viagem”, incluindo imagem e som. Nas páginas serão apresentados textos de reflexão. Individual e coletiva, bem como os “kit” de trabalho produzidos em cada local, de forma a serem acessíveis por diferentes usuários.
A língua de trabalho será em português, a línguas da comunidades estudadas.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (29 de Abril de 2013). Global Heritages. Global Heritages. Recuperado em 11 de Setembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2dx
Ceci est un exemple d’un commentaire dans WordPress. Vous pouvez le modifier pour mettre ici des informations vous concernant ou concernant votre site afin que vos lecteurs en sachent un peu plus sur vous. Vous pouvez créer autant de commentaires que vous voulez, et gérer l’intégralité de votre contenu dans WordPress.